por Diviprev
Publicado em 29/11/2018
Para finalizar a segunda etapa do Projeto Recomeço, que foi constituída por quatro palestras com cunho educativo e informativo, Raphael Prado, Distribuidor de Investimentos da Privatiza Investimentos e Adriana Eva, socióloga, vieram falar, respectivamente, sobre empreendedorismo e inclusão social. As palestras aconteceram nos dias 23 e 24, as 14h30, no Diviprev.
“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, só são difíceis porque não ousamos empreendê-las”, já dizia Senêca, importante filósofo do Império Romano. Séculos se passaram, mas ainda existe medo e receio quando o assunto é empreender.
Pensando em romper com essa barreira, junto também a orientar e estimular, Raphael tratou como tema principal em sua palestra a educação financeira. Para ele, empreender na aposentadoria é uma situação delicada, posto que são de 30 a 35 anos de contribuição em que o pensionista teve uma relação completamente diferente com o trabalho. Quando se aposenta, é normal acontecer certo descontrole com gastos, contudo, é importante não desistir, o empreendedorismo pode se mostrar como uma renda extra e um mercado novo de possibilidades.
Para mais, outros temas foram abordados, por exemplo, como poupar dinheiro ou investir. “É só um pequeno parâmetro do que eles podem fazer daqui para frente”, completou.
Já no segundo momento, na palestra do dia 24, mais próxima de uma roda de conversa, Adriana Eva tratou a importância de continuar fazendo parte da sociedade mesmo após a aposentadoria, posto que a manutenção da saúde mental é um dos principais desafios na nova etapa.
Para ela, criar novos vínculos, além daqueles gerados pelo trabalho, é fundamental. “A aposentadoria é um processo no qual a partir de então, se pode começar novas atividades, é um recomeço”, finalizou.