por Priscila Byanna
Publicado em 04/04/2018 16:05
O Diviprev aderiu ao Pró-Gestão, programa de certificação da gestão dos regimes próprios de previdência social. Além do instituto divinopolitano, outros seis também aderiram: Previlucas (Lucas do Rio Verde – MT); Inprev (Varginha – MG); Funprev (Bauru – SP); Reciprev (Recife-PE); Ipreville (Joinville – SC); e Iprejun (Jundiaí – SP).
O programa visa certificar os institutos que observam boas práticas na gestão previdenciária e de investimentos, adotando métricas que favoreçam os controles internos, a governança corporativa, educação previdenciária e a transparência nos investimentos.
O programa moderniza a gestão dos regimes próprios de previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Foi criado pelo Ministério da Previdência Social, atualmente Secretaria de Previdência – SPREV do Ministério da Fazenda, por força da Lei nº 13.341/2016, que tem o fundamento de atribuir e exercer a orientação, supervisão, acompanhamento dos RPPSs, estabelecer e publicar parâmetros, diretrizes gerais para sua organização e funcionamento nos termos do art. 9º, I e II da Lei nº 9.717/1998.
O programa auxilia os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários e dar uma maior transparência no relacionamento destes com os segurados e a sociedade.