No próximo domingo (08), será celebrado o Dia Internacional da Mulher. Esta comemoração mundial teve um de seus princípios em 28 de fevereiro de 1909, na cidade de Nova York, em que, reivindicando redução da jornada de trabalho, melhores salários e direito ao voto, mais de 15 mil mulheres saíram às ruas em manifestação.
Já no ano de 1910, uma conferência realizada pela Internacional Socialista proclamou o Dia Internacional da Mulher, manifestando em prol de direitos fundamentais às mulheres, como o acesso à educação, sufrágio feminino, não discriminação trabalhista, entre outros.
A partir desta conferência, a data passou a ser comemorada no ano seguinte, onde países como Alemanha, Áustria, China, Dinamarca, Estados Unidos, Rússia, Suíça, e também o Brasil, entre outros, aderiram à celebração de luta e conquista de direitos das mulheres.
O 8 de março, além de ser uma data de homenagem para todas as mulheres, é também um dia para refletir sobre toda a desigualdade e violência que estas sofrem em nosso país e no mundo. É um momento de repensar nossas atitudes e comportamentos, buscando construir uma sociedade mais justa, em que não haja a desigualdade e preconceito de gênero.
Ação simbólica
Nesta sexta (06), como forma de homenagear as mulheres pelo seu dia, o Diviprev realizou uma ação para quem esteve no Instituto. Na recepção, foram distribuídos cartões com mensagem e bombons às mulheres.
A aposentada Iolanda Rodrigues, que esteve no Diviprev e recebeu uma das lembranças simbólicas, afirmou que ficou muito contente com a homenagem, devido à importância mundial desta data.