por RGF Publicidade
Publicado em 07/06/2018 10:37 – Atualizado em 07/06/2018 12:22
Na última terça-feira (05-06-2018), às 14h teve início a sequência da apresentação do Projeto Recomeço (Preparação para a pré e pós aposentadoria) idealizado pelo Dviprev na pessoa de sua Superintendente Rejane Alves Campos Souza aos servidores com previsões próximas de aposentadoria,para este ano.
O evento contou com a participação da socióloga Margareth Andrade que eloquentemente falou sobre a humanização do processo de aposentadoria, onde as mudanças sociais e econômicas, visto que o processo influencia diretamente nos hábitos de quem recebe o benefício. Os valores descontados em folha e a ausência de benefícios como tickets e vales transporte diminuem consideravelmente o valor final que chega no contra-cheque do servidor.
Dúvidas recorrentes como: o que fazer? como fazer? após a concessão do benefício da aposentadoria são constantes na cabeça do servidor e é justamente neste ponto que o projeto visa auxiliar com consultorias de profissionais extremamente capacitados, sendo eles em âmbitos jurídicos, assistenciais e humanos.
No decorrer do evento a assistente social Virgínia Raimunda, ministrou uma breve paslestra sobre Aposentadoria, os reflexos do sentido do trabalho, embasada em téoricos renomados como Karl Marx e Friederich Engels, ambos grandes nomes no cenário filosófico e sociológico.
Usando dinâmicas com base em ioga, respiração e concentração sempre buscando foco e objetividade por parte da platéia, que interagiu de forma significativa. Com perguntas e exemplos pessoais o encontro fluiu positivamente atingindo os principais tópicos de interesse dos servidores como saude versus trabalho, o funcionamento e a adaptação que sofremos ao longo dos anos pelo capitalismo em nossas vidas e a “coisificação” do ser humano, enquanto mão de obra atuante. Virgínia concluiu sua palestra parafraseando Walter Benjamim em sua fala, A alma, o olho e a mão. Onde foca a necessidade de estarmos totalmente envolvidos em tudo que fazemos, incluindo a readaptação após aposentarmos.
A reunião ainda propôs aos servidores a disponibilidade de plantões sociais, contando com equipes de acolhimento, sociais e claro, as jurídicas.
Vale ressaltar que ainda haverá uma nova oportunidade para aqueles servidores que por motivos pessoais ou alheios a sua vontade, não puderam comparecer as duas anteriores. O próximo encontro será no dia 12 de Junho às 14 horas na sala de reuniões do Diviprev.