O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis (Diviprev), apresentou no último dia 28/10 o estudo de ALM 2020 (Asset Liability Management). Estiveram presentes na reunião servidores do Instituto e membros do Conselho Administrativo e Comitê de Investimentos.
A apresentação ocorreu na sede do Diviprev, por videoconferência, e foi ministrada por Ronaldo Oliveira, consultor da LDB Consultoria. O estudo de ALM, no contexto da gestão do RPPS, consiste em compatibilizar a estratégia de investimentos da carteira com o fluxo de receitas/despesas previdenciárias, atuarialmente projetado.
Os métodos de gestão em ALM são tratados como uma prática de gerenciamento de negócios, crucial e relevante, de forma com que os ativos e passivos possam ter um bom gerenciamento financeiro.
Para o superintendente do Diviprev, Aguinaldo Lage, que também é presidente do Comitê de Investimentos, o estudo de ALM vem em momento oportuno a fim de subsidiar as estratégias para a Política de Investimentos 2021 do Instituto, que já está sendo desenvolvida pelo Comitê. Segundo ele, a Política será em breve apresentada ao Conselho Administrativo para aprovação.
O ALM
Quando feito em consonância com uma avaliação atuarial adequada, o estudo de ALM tem como resultado uma ótima carteira de investimentos, objetivando não superar a meta atuarial necessária à solvência do fundo, mas sim atingi-la expondo o RPPS ao menor risco, especialmente o de liquidez.
Como resultado, além da imunização da carteira ou na compatibilização do duration, há também a alocação ideal de produtos específicos, índices, ou até mesmo de classes de produtos. Desta forma, busca-se que ao final do horizonte temporal projetado o RPPS tenha corrido o menor risco possível de insuficiência de recursos, sem ter que onerar excessivamente nenhuma das partes, nem recorrer a resgates inoportunos e ineficientes de recursos.