O superintendente e servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis (Diviprev) foram participantes do “I Seminário Estadual dos RPPS”, evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O seminário, que possui como tema os ‘Desafios e perspectivas para o futuro dos RPPS’, ocorreu de segunda a quarta-feira (11 a 13), em Belo Horizonte.
O evento procurou fortalecer a gestão financeira dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), através do debate com os gestores destes Regimes. Entre os objetivos deste seminário, estão o auxílio para com os gestores para que estes possam implementar procedimentos que busquem a compensação financeira junto à União; promoção de conhecimentos sobre a nova legislação previdenciária; e proporcionar conhecimentos técnicos a respeito de aplicações financeiras na gestão de patrimônio do RPPS.
Os representantes do Diviprev que estiveram presentes no seminário puderam assistir diversas palestras, com uma variedade de assuntos relacionados ao RPPS. Entre estas palestras, podem ser citadas “A Reforma da Previdência e as Novas Obrigações Decorrentes da Portaria n. 464/2018”, “A Implantação da Previdência Complementar nos Municípios Mineiros”, “Processo Administrativo Aplicável ao RPPS”, “Atuação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais na Fiscalização dos RPPS”, entre outras temáticas que foram abordadas nestes três dias de palestras.
Sobre o evento, a servidora e pregoeira do Diviprev, Fernanda Silva, destacou que “os desafios a serem enfrentados, bem como as perspectivas que se apresentam aos RPPS, no atual cenário de mudanças previdenciárias, reclamam ações concatenadas. Neste sentido, a iniciativa da AMCP (Associação Mineira de Contadores Públicos) em parceira com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) e demais apoiadores trouxeram além de debates extremamente pertinentes, troca de informações e experiências diferenciadas e agregadoras aos participantes”.