por Diviprev
Publicado em 12/09/2018 14:50 – Atualizado em 12/09/2018 15:19
Com uma atmosfera de curiosidade e muita animação, a abertura da quinta edição do Projeto Recomeço – Preparação Pré e Pró Aposentadoria, realizado pelo Diviprev em parceria com o Centro de Referência a Saúde e a Segurança do Trabalhador (CRESST), aconteceu na terça-feira (11) em Divinópolis. Destinado aos pré e pós aposentados, o projeto, que é realizado na autarquia previdenciária, tem como objetivo trazer atividades para os servidores aposentados e promover um espaço de acolhimento.
“Não é porque você aposentou que será apenas um ex-servidor. Vocês contribuíram para o desenvolvimento do município e por isto merecem nossa atenção. Pretendemos levar esse projeto de forma grandiosa para que possam tirar proveito”, comentou Rejane Alves, Superintendente do Diviprev nos minutos iniciais da apresentação.
O Projeto Recomeço
O planejamento será executado em cinco eixos: “empreendedorismo, vida cidadã e vida financeira (educação financeira, a aposentadoria e os novos paradigmas para o século XXI”; “ciclo de vida: sentindo-se aposentar, o significado da aposentadoria”; “qualidade de vida”; “mostra de talentos”; “planejando seu futuro”. Serão oferecidas gratuitamente diversas atividades de lazer, como caminhadas e hidroginástica, além de oficinas e programas para incentivar o desenvolvimento e ou descoberta de novos talentos entre os idosos.
“Estamos recomeçando sempre. A aposentadoria é um desses recomeços”, comentou Margareth Andrade, Socióloga e parte da organização. Ao longo da exposição, a socióloga abordou sobre os vários problemas e desafios que acometem os aposentados, como a solidão, a perda da identidade – o trabalho faz parte da identidade de várias pessoas – e a desvalorização, já que ainda existe certo preconceito na sociedade com relação aos aposentados e não existe uma preparação psicológica, social e financeira para aqueles que desejam se aposentar. O Projeto Pasa, dentro do Projeto Recomeço, busca auxiliar na compreensão dos direitos do servidor, tirar dúvidas e dar apoio na nova fase que é a aposentadoria.
Para além da função social, de criar um espaço de acolhimento, o planejamento visa também construir um ambiente de interação e descoberta para que o inativo crie novas amizades, laços e se redescubra.
Antônio Luíz, aposentado há quatro anos e participando pela primeira vez do projeto, conta que espera fazer novas amizades e interagir. Já Edna Aparecida, aposentada há um ano, também novata, conta que foi movida pela curiosidade de conhecer mais sobre o Projeto, mas que vê a importância de um espaço como esse para que o servidor possa se ocupar, interagir e participar da sociedade.
“O envelhecimento só é mais uma parte da nossa vida”, disse Senhorinha Ribeiro, psicóloga do projeto, “quando estamos indo aposentar, pensamos que estamos no fim. Mas o que não vemos é que no caminho, tem uma placa de retorno. Vamos então dar meia volta e retomar aos nossos sonhos?”
Como participar
Os encontros acontecem a cada 15 dias. O próximo será no dia 25/09, às 14:30h, na sede do Diviprev.
Telefone para contato: 3216-7412 (falar com Fernanda)