por Diviprev
Publicado em 15/08/2018 14:50 – Atualizado em 16/08/2018 16:16
O Projeto Recomeço, do Diviprev em parceria com o Centro de Referência à Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), foi apresentado nesta terça-feira (14/08) a cerca de 20 aposentados no Diviprev.
Criação
De acordo com a socióloga Margareth Andrade, que abriu a apresentação, o Recomeço surgiu depois que o Cresst identificou junto aos trabalhadores da Prefeitura de Divinópolis, dúvidas, angústias e descontentamento quanto aos processos da pré-aposentadoria e da condição de aposentados.
“Essas condições sinalizaram para a importância de políticas e programas que favorecessem a inclusão e possibilitassem a ressignificação dessa nova fase da vida”, afirmou a socióloga.
Programas
O Recomeço conta com dois programas: o Preparar, voltado para servidores em preparação para a aposentadoria, e o Programa de Apoio ao Servidor Aposentado (Pasa) – voltado para os aposentados do Diviprev.
“Inicialmente, ele será mais teórico, para apresentar o projeto. Mas, pretendemos incrementá-lo com ações e atividades. Quanto mais pessoas estiverem engajadas, maior a oportunidade de crescimento do projeto. Queremos que vocês tenham uma perspectiva de vida melhor”, destacou a superintendente do Diviprev, Rejane Alves Campos Souza.
Eixos
Entre os eixos a serem trabalhados pelo projeto com os aposentados estão empreendedorismo, vida cidadã e vida financeira, ciclo de vida, qualidade de vida, mostra de talentos e planejando seu futuro.
“Sabemos que o processo de autoconhecimento não é simples e imediato, mesmo para quem já tem muita experiência de vida. E, em inúmeras ocasiões, não conseguimos encontrá-lo sozinhos, é necessário arrumar apoio para superar perdas, danos e trabalhar todas as questões internas. Penso que o contato com o grupo é muito rico nesse sentido”, afirmou a psicóloga Senhorinha Ribeiro.
As próximas atividades do Projeto estão marcadas para ocorrer em 28 de agosto, a partir das 14h30.