por Priscila Byanna
Publicado em 30/10/2017 22:00
A tradução de seu nome simboliza exatamente seu significado histórico, econômico e cultural. Divinópolis centenária, polo da região centro-oeste de Minas Gerais, situa-se entre os 10 principais municípios do Estado.
Com aproximadamente 213 mil habitantes, segundo o censo do IBGE 2010, é a quinta cidade com melhor IDH – índice de Desenvolvimento Humano do Estado. Foi considerada, por estudo da Fundação João Pinheiro, como uma das dez melhores de Minas para investimentos e, conforme publicado pela revista Exame, entre as cem melhores do país.
Banhada pelos Rios Itapecerica e Pará, a presença da rica hidrografia foi importante no seu desenvolvimento inicial. Divinópolis é uma cidade ímpar no cenário econômico mineiro, sendo destaque no setor de vestuário e siderúrgico/metalúrgico, além de possuir estratégico papel na logística da região.
Também é reconhecida como cidade universitária e por suas grandes festas, com eventos diversos durante todo o ano. A “Princesinha do Oeste”, como é carinhosamente reconhecida, é sinônimo de trabalho, cultura, educação, progresso e oportunidades.